A oito dias das eleições municipais, a campanha do prefeito Guto Volpi (PL), candidato à reeleição, é alvo de ataques sistemáticos de opositores. Utilizando canais digitais – Instagram, Facebook, WhatsApp – e materiais apócrifos, pessoas ligadas a Gabriel Roncon, e o próprio candidato do Progressistas, disseminam conteúdos falsos e com informações tiradas do contexto para confundir a compreensão dos moradores e eleitores.
O esquema de distribuição de conteúdo falso tem sido barrado pela Justiça Eleitoral. Nesta semana, o jornal Diário de Ribeirão Pires recebeu a determinação de retirar do ar falsa notícia sobre pesquisas eleitorais, em favor de Gabriel Roncon.
Páginas e veículos de assessores da campanha de Gabriel Roncon estão sendo utilizados para propagar os ataques. Um deles afirma, no campo das hipóteses, que os votos de Guto Volpi não terão validade.
Cabe ressaltar que a candidatura de Guto Volpi consta como deferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com recurso. Isso porquê a coligação do candidato Gabriel Roncon ingressou com ação para tentar barrar a participação de Guto Volpi nas eleições.
A Justiça Eleitoral já se manifestou favorável ao registro da candidatura de Guto Volpi e descartou as alegações apresentadas pelos aliados de Gabriel Roncon de que o atual prefeito, em seu primeiro mandato, estaria indo para um terceiro mandato.
Medidas legais estão sendo tomadas contra os ataques. A campanha de Guto Volpi repudia a disseminação de conteúdos falsos e reforça o compromisso com a verdade e a transparência, em respeito aos moradores e à democracia.